segunda-feira, 19 de maio de 2008

As Crianças E Os Meios Digitais: Deve Haver Um Limite?

Pois é pessoas, sei que este artigo deveria ter sido o primeiro a ser postado, afinal de contas, o blog só existe, pq faz parte do conteúdo programático do Módulo de Comunicação Digital.Como podem observar, já me rendi um pouco e andei postando outros textos, talvez ele tenha mais anos de vida do que o esperado! sem mais, aí vai....

Resumo

Com avanços da tecnologia e conseqüentes mudanças de hábitos comuns, os meios digitais ganham mais espaço na vida das pessoas, incluindo as crianças. Pesquisas mostram a participação assídua de menores nos sites de relacionamentos, o Orkut e o MSN estão dentre os mais procurados. Esses meios digitais “proibidos” para menores, tem trazido sérios problemas às crianças e seus familiares.

Palavras-Chave: Meios digitais, crianças, orkut, pedofilia

1. INTRODUÇÃO

No ano de 2004 chega ao Brasil a maior rede de relacionamentos online do país, o Orkut. Filiada ao Google, o site surge com o objetivo de reaproximar amigos e colegas distantes, facilitando também no surgimento de novos “amigos” nos ciclos de amizade. Mas como quase todos os meios interativos digitais apresentam seus perigos, com o orkut não seria diferente. A comunidade proibida para menores de 18 anos, tem hoje, boa parte dos 6 milhões de brasileiros usuários,composta por crianças e adolescentes. Somente 229 comunidades do tipo “Eu tenho 12 anos, Crianças no orkut ou Eu nasci em 1995” contam com mais de 220.000 pessoas. Num meio digital em que reúnem-se comunidades de apologia à violência, às drogas, ao racismo e também à pedofilia, as crianças tornam-se alvos fáceis para os “falsos perfis”.
Pesquisas mostram que as crianças brasileiras são as que mais usam a Internet no mundo.Em média, cada uma delas possuem 12 amigos virtuais que nunca encontraram. São elas também as que ocupam o primeiro lugar no ranking dos países que mais acessam a web 2.0 e o segundo lugar no ranking das que mais divulgam conteúdo próprio, de acordo com o canal de TV por assinatura infantil Nickelodeon, que realizou a pesquisa Playground Digital, com mais de sete mil crianças em 12 países – Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra, Holanda, Itália, Suécia, Alemanha, Índia, México, Japão, China e Brasil –, com idades entre 8 e 14 anos e com acesso à tecnologia, independente de classe social.

2. O USO DOS MEIOS DIGITAIS POR CRIANÇAS NO BRASIL

86% das crianças hoje acessam a internet, três ou mais vezes por semana, a média mundial é 70%. De todas as crianças brasileiras entrevistadas, 68% delas, dizem que a primeira coisa que fazem quando ligam o computador é entrarem no MSN , mais da metade entrevistada, afirma que falam mais coisas pelo MSN do que cara a cara, dizendo conhecer melhor os amigos via online .
No Brasil também temos o maior número de crianças usuárias de aparelhos celulares no mundo. 81% das crianças brasileiras utilizam a celular três ou mais vezes por semana, 50% a mais do que as crianças japonesas.Nos sites de Relacionamento, a criançada encontra-se em segundo lugar no ranking de visitas, atrás apenas da china com 79%. A relação entre MP3 player/PC e música cresce a cada dia. O número médio de músicas de MP3 de uma criança brasileira é de 160.
As mudanças são de certa forma, inevitáveis, a tecnologia cresce, e o número de adeptos cresce junto desde cedo.A facilidade de realizar pesquisas de trabalhos escolares no google ou de encontrar e ampliar o leque de amigos por exemplo é fato. No caso das crianças estarem utilizando-se desses meios para suas pesquisas e seu entretenimento, havendo o consentimento dos pais, os mesmos, devem acompanhar seus filhos menores na hora da consulta à internet. Um meio que pode facilitar a vida das pessoas também pode trazer sérios problemas.
“As crianças continuam as mesmas de anos atrás. Só que, há quinze anos, escreviam suas experiências em diários pessoais. Hoje, escrevem e publicam em blogs”, diz Beatriz Mello, responsável pelo departamento de pesquisas da Viacom Networks Brasil. Segundo ela, os perigos de vida das grandes cidades também continuam os mesmos de anos atrás, só que, com a tecnologia, avançaram para outros campos. “Aquela tão conhecida frase ‘não fale com estranhos’, serve também para os dias de hoje, só que em vez de as crianças não deverem falar só com estranhos na porta da escola, elas estão conscientes de que não devem falar com estranhos na Internet (PORTAL FATOR BRASIL, 2008)

3. PEDOFILIA NO ORKUT

As comunidades de pedofilia crescem a cada dia. Boa parte delas saem do ar por iniciativa dos próprios internautas.Dentre algumas que ainda encontram-se ativas, podemos citar: Amo menino de Cueca, 160 pessoas, Adoro Porra teen, com 1.160 orkuteiros, Adoro uma ninfeta e “Anal infantil” que delícia. Somente a Ninfetas Anônimas, cancelada este ano, agregava 8.918 membros. Os perfis dos pedófilos, chegam à centenas. Interessados em fazer sexo com menores, expõem nome, foto e profissão.
Diante dessa realidade, não se pode ignorar os riscos deixando crianças e adolescentes navegarem à vontade na internet. Uma das inúmeras comunidades criadas para crianças chamada Eu tenho 9 anos, conta com 212 crianças. Com essa idade ou menos, 950 meninos e meninas expõem seus gostos e hábitos, vulneráveis à investidas de pedófilos. Outra Comunidade chamada Tenho 12 anos, vai encarar? Há 2.157 pré-adolescentes. Alguns disponibilizam seus mensseger, o sistemas de comunicação online da microsoft, pelo qual, recentemente, adultos foram flagrados, convidando crianças a fazer sexo. O número de crianças e adolescentes no Orkut pode ser dimensionada clicando-se em palavra chave de busca, que localizam comunidades.
Pais e professores precisam saber que a ligação entre os pedófilos perfiliados no meio digital estão longe de ser algo eventual. Em comunidades aparentemente inocentes , ou onde o moderador avisa apenas “pró-forma” que a entrada de menores é proibida, a curiosidade dos menores é aguçada e um grande número de adolescentes passam a fazer uso de tais comunidades, iniciando sua experiências sexuais ao lado de adultos interessados na prática ilegal.
A comunidade Sou Novinha, Ma já sou safada, com 2.150 pessoas, apresenta o comentário de uma garota de apenas 15 anos, que declarava-se disponível à aventuras. Dezenas de adultos ofereceram-se logo em seguida. Em Coroas e Boys com 3.170 membros, o objetivo era promover encontros e possíveis namoros entre homens maduros e garotos..
O estilo de navegação do site, leva usuários de comunidades “inocentes” às demais comunidades. Ao clicar nas palavras-chave “7 anos” o usuário, supostamente aos 7 anos de idade, verá na lista um fórum intitulado “Eu tenho 7 anos”, logo abaixo a criança encontrará uma comunidade sobre “ 7 anos sem transar”, com uma mulher em posição erótica.

4. O ACOMPANHAMENTO DOS PAIS NA HORA DA NAVEGAÇÃO DE SEUS FILHOS NA INTERNET

Com a facilidade ao acesso à internet encontrado pelas crianças nas escolas e cursos, os pais encontram dificuldades quanto ao controle de navegação de seus filhos. Alguns pais abrem mão da rigidez e permitem que seus pequenos possuam um Orkut, desde que a criança faça uso do site na presença de adultos da família, pai, mãe ou irmãos mais velhos. Assim como inúmeros pais, a auxiliar administrativa,Viviane Patrícia Costa, 34 anos, também custou à deixar o filho Luiz Otávio Ribeiro Costa, 7 anos, à entrar para o Orkut. Ele já tem seis amigos e conta que adora responder às perguntas de suas comunidades - são sete, com assuntos que variam de música, pica-pau a moto. "Mas ele só entra quando eu estou perto, até porque o computador só abre com minha senha. Ele pediu muito para entrar uma vez que outros colegas de escola estavam e tinha até mesmo comunidade da instituição. Eu fui e criei para ele um perfil", conta Viviane. A maneira que a mãe do garoto achou para controlá-lo, foi não permitindo que todos vissem suas fotos e recados. A proibição total sobre o assunto pode prejudicar à educação das crianças, provocando curiosidade e o uso indevido às escondidas, o que pode ser muito pior, dessa maneira a criança deixa de ter um acompanhamento na hora da consulta ao site, podendo estar mais vulnerável aos perigos expostos na internet.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acordo com o procurador da República no estado de São Paulo Sérgio Suiama, o Brasil é o país da América Latina com o maior número de usuários de Internet - 42 milhões, o que significa metade dos internautas latino-americanos. Um terço dos usuários brasileiros tem entre 10 a 15 anos de idade, o que, de acordo com o procurador, torna urgente a adoção de medidas para combater a divulgação de pornografia infantil por meio do Orkut e o aliciamento de crianças em salas de bate-papo, onde é freqüente a presença de pedófilos.
O procurador defendeu a adesão do Brasil à Convenção Internacional contra o Cibercrime, conhecida como Convenção de Budapeste, já assinada por 47 países da União Européia, além do Japão, Estados Unidos, Coréia do Sul e África do Sul. Magno Malta anunciou que levará a demanda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

5.1 O USO DOS MEIOS DIGITAIS PODE PREJUDICAR TAMBÉM HÁBITOS DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS

Na Avaliação da presidente da Assossiação de Psicopedagogia Regional de Minas Gerais, Regina Rosa Dos Santos , não há como impedir a entrada de crianças em sites de relacionamentos.Além dos perigos de violência, pedofilia, racismo e outros, o uso digital feito por crianças pode prejudicar a linguagem culta das mesmas, a maneira como escrevem, de forma reduzida e abreviada prejudica a educação desses pequenos, alerta a psicopedagoga. Regina dos Santos conclui a consideração dizendo a As crianças não precisam ficar alheias às inovações tecnológicas, entretanto precisam cultivar hábitos de leitura e da escrita.






BIBLIOGRAFIA

As CRIANÇAS E OS MEIOS DIGITAIS Disponível em: http://www.ritla.net/index.php?optiom=com_contin&task+uicw&id=2683itemid207. Acesso em 12 Mai.2008

ESATADÃO disponível em: http://conjur.estadao.com.br/static/text/45432,1 acesso em 12 Mai 2008

Disponível em: http://www.htmestaff.org./verphp?id=13656 acesso em 12Mai 2008

Disponível em ; http://www.reportersocial.com.br/noticias.asp?id=955&ed= acesso em 12 Mai 2008

Os racistas e Pedóflilos no Orkut dsponível em: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/08/25/sobre-os-racistas-e-pedofilos-no-orkut/

Nenhum comentário: